Prejuízo ao consumidor


Consumidor vai pagar caro por erros do governo no setor elétrico, alertam tucanos

O cidadão vai pagar caro pelos erros do governo no setor elétrico, na avaliação de deputados do PSDB. O governo decidiu que irá repassar para o consumidor, ao longo de cinco anos, uma conta de R$ 1,2 bilhão para 7337821794_06c92b8e10_bcobrir o rombo aberto no caixa das distribuidoras de energia elétrica pela escassez de chuvas, devido ao uso de usinas termelétricas. Após propagandear a redução no preço da conta de luz, o governo faz o contrário e repassa o custo para os brasileiros.

Segundo o deputado Marcus Pestana (MG), a presidente Dilma desorganizou as empresas elétricas. “Em uma medida demagógica ela anunciou que diminuiria a tarifa de energia. As empresas federais e as companhias estaduais sofreram um baque, desorganizaram seus planos de investimento, houve um intervencionismo unilateral e o resultado está aí: ao invés de diminuir a tarifa o consumidor vai ser onerado”, disse.

Play

O deputado César Colnago (ES) lamentou que o consumidor seja penalizado pelos erros do Executivo. “O governo fez tudo errado na área de elétrica e quem paga a conta é o povo. A redução foi tão anunciada e agora vem o aumento. Nós estamos pagando pelos erros do governo”, ressaltou.

A estimativa feita é que as despesas do setor elétrico em 2014 podem superar R$ 20 bilhões, caso o regime de chuvas continue desfavorável.

8183522518_5f151ea5a0_bPara os tucanos, a política adotada pelo governo é equivocada.  “Isso é fruto de uma política desastrada, demagógica, voluntarista que não entende o funcionamento da economia e age com improvisação sem uma visão estratégica”, declarou Pestana. “É um desastre completo. Estamos por um fio de ter blecaute geral e racionamento. O governo estimula o consumo, não faz os investimentos necessários e coloca o povo novamente para pagar a conta”, completou Colnago.

O deputado Luiz Pitiman (DF), por sua vez, criticou a má gestão petista. “Este é o desgoverno do PT, promete abaixar o custo da energia, mas faz o contrário, exigindo dos cidadãos mais dinheiro, além dos impostos exorbitantes, para financiar sua política energética desastrada. Lamentável”, apontou em seu perfil no Facebook.

Os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e de Minas e Energia, Edison Lobão, devem anunciar na tarde de hoje o modelo de financiamento para ajudar as distribuidoras.

(Reportagem: Alessandra Galvão/Foto: Alexssandro Loyola/Áudio: Hélio Ricardo) 

Compartilhe:
13 março, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *