Votação histórica


Câmara impõe derrota humilhante a Dilma ao criar comissão para investigar Petrobras

O plenário da Câmara aprovou nesta terça-feira (11) por 267 votos a 28 e 15 abstenções, o requerimento assinado pelos líderes da oposição que cria a comissão externa de deputados para ir à Holanda acompanhar a investigação de denúncias de propina na Petrobras. O resultado é uma derrota humilhante para o governo , que tentou impedir a instalação do colegiado. Em meio à crise entre a base aliada e o Congresso, a maioria dos partidos votou contra a orientação do Palácio do Planalto: PMDB, Bloco do PR, PSB, PTB, PSC, PPMN. Na avaliação de deputados do PSDB, a criação da comissão é uma vitória do país.

Play

Deputados derrotaram o governo com 267 votos contra 28. PMDB, bloco do PR, DEM, PSB, Solidariedade, PTB, PSC, PV, PPS, PSol e PMN apoiaram o PSDB.O líder tucano na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), afirmou que a votação é histórica. Segundo ele, os partidos aliados ao Planalto se colocaram acima dos interesses da gestão petista. “Essa é uma noite histórica. A Casa mostra para todo o Brasil que cumpre com suas obrigações, principalmente a de fiscalizar e proteger a Petrobras. É uma vitória do Parlamento e a derrota da presidente Dilma”, afirmou.

De acordo com o deputado, a petista deve ter a humildade de reconhecer o fracasso. “A presidente Dilma fez de tudo para impedir a votação e, assim, barrar a investigação. Mas não conseguiu. Foi um placar humilhante e um recado claro da Câmara: no governo da presidente Dilma assistimos ao saque da Petrobras e é preciso dar um basta nisso. Que essa noite lhe sirva de lição”, declarou.

O líder da Minoria na Câmara, Domingos Sávio (MG), destacou que o apoio dos partidos da base aliada foi fundamental para aprovar a proposta. “Houve uma vitória do país, uma vitória do Congresso e uma derrota fragorosa da presidente Dilma. Há uma denúncia de corrupção sobre a maior empresa pública do Brasil e o governo se recursou publicamente a investigar o assunto”, destacou.

O deputado Paulo Abi-Ackel (MG) criticou a tentativa da petista de colocar o Congresso de joelhos diante do Executivo. “É uma derrota da presidente Dilma, uma vitória do Brasil e do Congresso. É uma reação à má gestão e a essa tentativa de colocar o Congresso de joelhos diante da força do Executivo. Mesmo participando da base do governo, os partidos se rebelaram contra esse estado de arrogância do Executivo e votaram com a oposição”, ressaltou.

Vanderlei Macris (SP) criticou a intenção do governo de inviabilizar a votação. “A denúncia é grave. A determinação constitucional deixa claro que o Parlamento brasileiro tem obrigação de fiscalizar”, completou.

O próximo passo é definir os detalhes da comissão, como número de integrantes e o orçamento disponível. Os parlamentares indicados devem visitar Holanda e os Estados Unidos. A ideia é que procurem as autoridades desses países para tratar das denúncias.  O PSDB vai indicar o deputado Carlos Sampaio (SP) para integrar o grupo. “Vamos escolher a dedo pessoas qualificadas. Não é para fazer proselitismo, não é para viajar e não ajudar. É para trazer dados que possam proteger a Petrobras”, disse Imbassahy.

O PT tentou, mais uma vez, impedir a votação. No início da sessão, o partido apresentou um requerimento para retirar de pauta o pedido da oposição para criar o colegiado. O requerimento foi rejeitado por 216 votos a 38 e 11 abstenções.

Em 25 de fevereiro, o PT tentou barrar a criação da comissão com um requerimento que retirava o pedido de pauta. O plenário rejeitou a manobra por 261 votos a 80, mas a votação foi adiada pelo presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

No dia seguinte, a análise da matéria foi cancelada por falta de quórum. Contrário ao requerimento apresentado pela oposição, o PT mobilizou deputados fiéis ao Planalto para esvaziar o plenário e assim evitar o número mínimo de parlamentares para as votações.

Assista pronunciamento do líder do PSDB na Câmara durante a histórica sessão:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Reportagem: Alessandra Galvão / Foto: Alexssandro Loyola/Áudio: Hélio Ricardo) 

Compartilhe:
11 março, 2014 Últimas notícias 2 Commentários »

2 respostas para “Votação histórica”

  1. A base aliada só quer vantagem. Acorde base aliada! Quando estiver tudo dominado o PT manda todos pro espaço.É hora de unirmos p/ derrotá-los. Os comunistas estão unidos como nunca.

  2. Roberto disse:

    A Petrobras sempre foi a menina dos olhos dos nossos comunistas até porque trata-se do maior interesse da Rússia em nosso país. Embora não tenha as planilhas em mãos, mas pelo pouco que é comentado na imprensa, sem dúvida alguma a Petrobras pode ter sido vergonhosamente assaltada durante esse 10 anos de administração petista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *