Evento eleitoreiro


Lula e Dilma assumem postura partidária ao negar origem tucana do Bolsa Família, criticam deputados

BEm mais um ato da pré-campanha eleitoral para 2014, Dilma Rousseff reuniu o ex-presidente Lula, 17 ministros, prefeitos e três governadores do partido para comemorar os 10 anos do Bolsa Família em megaevento no Museu da República, em Brasília, nesta quarta-feira (30). Mais uma vez, ela esqueceu de mencionar o DNA tucano do programa social, que surgiu após a apropriação pela gestão petista de iniciativas do governo Fernando Henrique Cardoso.

O deputado João Campos (GO) reconhece o alcance do Bolsa Família, mas acredita que comemorar sem reconhecer a origem é defender uma postura partidária. “Dez anos de Bolsa Família significa que o governo não tem nenhuma criatividade. Depois de uma década era necessário que este governo tivesse aperfeiçoado o programa ou criado outro que desse condições para os cidadãos não ficarem na dependência exclusiva do Estado”, lamentou. 

Play

Campos lembrou que os programas de amparo a famílias e enfrentamento à fome começaram no governo do PSDB, sendo incorporados pelo PT. “A implantação do Bolsa Família por meio de um cartão foi ideia de Marconi Perillo, que inovou em Goiás. Esquecer isso é lamentável. Nós do PSDB não temos dificuldade em reconhecer méritos de governos de outros partidos”, disse. 

Em seu pronunciamento, Lula citou declarações de críticos ao Bolsa  Família e afirmou ter feito um “milagre no país” quando foi presidente,. No entanto, o petista esqueceu-se de dizer que o programa fora proposto por Marconi Perillo em uma reunião com governadores em Brasília (assista o vídeo abaixo). Na época, Perillo propôs a unificação do cartão magnético em nível nacional.

O deputado Eduardo Azeredo (MG) destaca que no projeto de estabilidade do governo Fernando Henrique Cardoso foi implantado também o Bolsa Escola, que dá uma contrapartida para manter a frequência de alunos nas escolas. O governo Lula lançou o Fome Zero, que fracassou depois de um ano, segundo o tucano. Em seguida, deu continuidade ao Bolsa Família. “Querer fazer política em cima deste programa não é correto, não é honesto. O PT precisa respeitar a origem de todas as providências”, questionou.

Lula, em tom eleitoreiro, bajulou os três anos de Dilma no poder. Ele chegou a pedir que a petista continue na mesma linha, pois “os mais ricos a esquecerão com facilidade”.

(Reportagem: Edjalma Borges/ Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
30 outubro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *