Definição


PSDB presidirá comissões de Educação, Relações Exteriores e Defesa da Mulher

comissõesO PSDB vai presidir três comissões permanentes da Câmara: Educação, Relações Exteriores e a de Defesa dos Direitos da Mulher. A definição ocorreu em reunião de líderes realizada na manhã desta quarta-feira (22), quando foi fechada a distribuição dos comandos dos 25 colegiados da Casa. A eleição dos respectivos presidentes ocorrerá na manhã de quinta (22).

Após a reunião, o líder tucano, Ricardo Tripoli (SP), destacou a importância desta definição para que as comissões possam finalmente funcionar. “Há uma série de projetos que estavam aguardando deliberação”, afirmou Tripoli, que ressaltou também o papel das audiências públicas, debates e seminários realizados por esses colegiados.

O PSDB tem um histórico de atuação à frente da Comissão de Relações Exteriores. Nos últimos anos, o partido presidiu o colegiado por quatro vezes, com Pedro Vilela (AL), em 2016; Eduardo Barbosa (MG), em 2014; Carlos Alberto Leréia (GO), em 2011; e Eduardo Azeredo (MG), em 2009. Além disso, em 2015 a deputada Bruna Furlan (SP) compôs a mesa diretora como 1ª vice-presidente. Para este ano, a jovem parlamentar foi indicada pelo partido para comandar a CREDN. No governo federal, um tucano comanda o Itamaraty: Aloysio Nunes Ferreira

Com 42 membros titulares e igual número de suplentes, a Comissão de Educação delibera a respeito de assuntos como as políticas públicas, recursos humanos e financeiros do setor. No ano passado, por exemplo, a reforma do Ensino Médio foi um dos temas debatidos pelos deputados, com intensa participação dos tucanos. O PSDB indicou o deputado Caio Narcio (MG) para presidir a comissão. 

Criada em 2016, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher tem, entre suas atribuições, o recebimento, avaliação e investigação de denúncias relativas à ameaça ou à violação dos direitos da mulher e a fiscalização e acompanhamento de programas governamentais relativos à proteção da população feminina. Shéridan (RR) é a indicada pelo partido para comandar o colegiado, cuja reunião está marcada para as 11h30. Nas outras duas, o horário marcado é 9h30. 

(Reportagem: Marcos Côrtes e Djan Moreno/fotos: Alexssandro Loyola e Leonardo Prado/CD)
Texto atualizado às 18h47

Compartilhe:
22 março, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *