Sem cabimento


 Presidente da Câmara acertou ao recuar sobre passagens a cônjuges, diz líder tucano

O líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), elogiou a decisão do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de rever a medida que autoriza o uso de dinheiro da cota parlamentar para a compra de passagens aéreas para 15254939514_9f9e75be72_hcônjuges de deputados. “Que bom que ele reconheceu seu erro. Isso demonstra que o presidente da Casa está em consonância com o sentimento da nação”, disse o parlamentar nesta segunda-feira (2). “Não tinha o menor cabimento. Era uma coisa inaceitável e inexplicável que dinheiro público viesse a custear passagens de esposas e maridos de parlamentares.”

Em 25 de fevereiro, a Mesa Diretora da Câmara aprovou o benefício, com o voto contrário da deputada tucana Mara Gabrilli (SP), terceira secretária. No dia seguinte, mais deputados do PSDB reforçaram a artilharia contra a medida. Diante do mal-estar causado pela decisão, o peemedebista anunciou nesta segunda que vai sugerir ao comando da Casa a manutenção da vantagem, só que com regras mais rígidas.

Play

Sampaio destacou que a indignação dos tucanos foi além de uma manifestação pública contra a concessão do privilégio. “O PSDB bateu à porta do Supremo Tribunal Federal (STF) com um mandado de segurança pedindo uma liminar para suspender esse ato, que, a nosso ver, era uma vergonha nacional”, declarou.

Na noite de sexta-feira (27), o ministro Teori Zavascki, do STF, indeferiu o pedido de liminar, mas requisitou informações à Mesa Diretora da Câmara e determinou à Procuradoria-Geral da União (PGR) e à Advocacia-Geral da União (AGU) que se manifestassem a respeito.

(Reportagem: Luciana Bezerra/ Foto: Alexssandro Loyola/Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
2 março, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *