Vergonha


Sob protestos de tucanos, base governista aprova calote da presidente Dilma

15846449376_e41bc46cb2_k

Carlos Sampaio exigiu o direito de falar e criticou a tentativa autoritária de alterar a legislação

Sob os gritos de “vergonha” de populares e protestos da oposição, a Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou, na noite desta segunda-feira (24), por 23 votos a seis, o texto-base do projeto do governo que acaba com a meta de superávit primário – economia para pagar juros da dívida – deste ano. Além disso, os governistas rejeitaram todos os 39 destaques apresentados à matéria, que segue nesta terça-feira (25) para o plenário do Congresso. 

Batizado de “calote da Dilma” pelo líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), o PLN 36/14 autoriza um abatimento sem limite da meta de resultado primário do ano, que é de R$ 116,1 bilhões, para o governo federal. Com isso, mesmo que feche as contas com déficit, o governo federal não terá descumprido a meta definida pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Play

A reunião, que começou por volta das 20h30, foi marcada pelas contínuas tentativas da oposição de aprofundar o debate sobre o projeto. No entanto, ela foi vencida pela supremacia governista, que apelou a todo tipo de estratégia para atropelar a minoria. “Há um mensalão velado aqui dentro. Saio indignado daqui. Muitos que votaram sim vão sair de cabeça baixa”, protestou o deputado Nilson Leitão (MT). A guerra, acrescentou o deputado Izalci (DF), não está perdida. O parlamentar conclamou a população para acompanhar a votação da matéria nesta terça-feira (25), a partir das 15h, no plenário do Congresso. “Tenho certeza de que o Brasil está atento. Venham para o Congresso.”

Durante as discussões, Leitão lembrou que Dilma responderia criminalmente se fosse governadora ou prefeita e descumprisse a Lei de Responsabilidade Fiscal, como tenta fazer à frente da Presidência da República. “O que nos deixa estarrecidos é ela (Dilma) dizer que o Brasil vai bem. As metas fiscais estão deficitárias, a dívida interna cresceu, a inflação subiu, o PIB está em frangalhos e a miséria do Brasil aumentou”, afirmou o tucano.

Segundo o deputado Carlos Sampaio (SP), a presidente e sua base apelaram para a pior espécie de autoritarismo ao tentarem mudar a legislação. “Num governo sério e democrático, o governante se submete às leis e não modifica as leis”, enfatizou o parlamentar, que condenou a tática adotada pela presidente para obter a anistia fiscal.

Palavras de ordem – Do lado de fora da reunião, grupos gritavam palavras de ordem e dirigiam críticas ao projeto e ao governo petista. Além disso, reivindicavam o direito de acompanharem a sessão da CMO. Questionado pela oposição sobre a exigência dos populares, o presidente do colegiado, deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), se esquivou e atribuiu ao presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), a decisão de restringir o acesso à reunião. “O Partido dos Trabalhadores, que sempre lutou para que a população participasse dos debates, inviabiliza isso neste momento”, criticou Izalci.

Sampaio alertou que o presidente da comissão ainda impediu a entrada de aproximadamente 60 manifestantes nas dependências da Câmara. “É uma vergonha nacional. Trancaram as portas da Casa numa segunda-feira à noite por conta de uma manifestação contra a Dilma”, disse o tucano. “Ninguém pode entrar aqui hoje. Vamos denunciar para o Brasil inteiro saber”, acrescentou.

Estratégia duvidosa – Na terça-feira da semana passada, a proposta chegou a ser aprovada numa sessão da CMO marcada por contínuas manobras de governistas para fazer valer a vontade do Palácio do Planalto. Ameaçados pela oposição, que prometia entrar com mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para invalidar a decisão, os governistas optaram por refazer a votação na quarta-feira. Eles, no entanto, esbarraram na ausência dos demais integrantes da base aliada e não conseguiram antecipar para aquele dia a nova apreciação do projeto.

Chantagem – Além de liberar seus parlamentares para atropelarem o regimento do Congresso, o governo de Dilma Rousseff tem usado outros expedientes condenáveis para garantir a aprovação do calote. Em carta divulgada na quinta-feira (20), Imbassahy e o líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes (SP), repudiaram a pressão exercida pelos ministros Miriam Belchior (Planejamento) e Paulo Sérgio Passos (Transportes) sobre as empreiteiras que têm valores a receber do governo para que conseguissem apoio no Congresso a favor das mudanças na LDO.

 (Reportagem: Luciana Bezerra/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
25 novembro, 2014 Últimas notícias 16 Commentários »

16 respostas para “Vergonha”

  1. graça disse:

    E agora oposição? Qual vai ser a atitude de vocês? Queremos resultados.

  2. Márcia disse:

    Nós, POPULAÇÃO pagadora de impostos, gostaríamos de saber os nomes dos políticos que votaram a favor deste calote presidencial. A lista deveria ser publicada.

  3. rubens malta campos disse:

    Realmente será desastroso para o Brasil mais esse ataque lulopetista à economia nacional.`

  4. angela tatiana rodrigues fernandes disse:

    Estive na Câmara ,anexo II das 18:00 às 21:00,pretendia participar como cidadão comum que tem direito.Fiquei chocada,para não dizer estarrecida com o tratamento dispensado a todos que lá estavam com o mesmo objetivo.Descaso,humilhação,abuso de poder.Somos pessoas de bem e estávamos em um número pequeno,mas para os petistas representávamos grande perigo.A situação está invertida:bandidos ocupam cargos e são reverenciados e o cidadão honesto é tratado como algoz.Lamentável.É necessária uma organização maior para que façamos valer nossos direitos.Tiro o chapéu para o PT,pois organizam movimentos de forma espetacular.

  5. Ditadura nunca mais, nem de direita, muito menos de esquerda! Eles chamam de DEMOCRACIA os regimes de Cuba, Venezuela, Bolívia. Vejam o que diz Lula no Foro de São Paulo: http://www.youtube.com/watch?v=pzNIz64UHfohttp://www.youtube.com/watch?v=FN0F6Fibpg4

  6. vergonha disse:

    Governo corrupto e sem caráter

  7. Rolemberg Marino disse:

    Voces não acham que 23 a 6 é uma derrota acachapante. Isto significa dizer que podem fazer o que quiser.

  8. Nada tenho a comentar! Apenas quero, como um dos patriotas que ama este Brasil,transcrever esta mensagem profética, proferida, em 1980, pelo nobre presidente in-memoriam General João Batista Figueiredo´ ” Vocês querem,então vou reconhecer esse sindicato(pt). Mas não esqueçam que esse partido um dia chegará ao poder. Lá estando,tudo fará para instituir o “comunismo” . Nesse dia vocês vão querer tirá-lo de lá. E para tirá-lo de lá será a custa de muito sangue. Sangue Brasileiro. Presidente Figueiredo”

  9. EU NÃO CONCORDO COM O QUE ESTÁ ACONTECENDO, GOSTARIA DE VIVER NUM PAÍS QUE NÃO HOUVESSE ESTE CORRUPTO.TIPO DE GOVERNO

  10. Lena disse:

    Santo cristo, onde iremos parar com um governo desses? O PT está instalando Ditadura Comunista no Brasil e não fazemos nada? Será que teremos que engolir tudo isso? Somos mais de 51 milhões que não reconhecem esses governo.

  11. Gustavo Covolo disse:

    Por favor divulguem a lista dos parlamentares que votaram contra e a favor da PLN 36, com os respectivos partidos e estados de origem…

  12. maria ines disse:

    Lamentável…. me sinto enojada com essa situação. Qual a pretensão do PT?

  13. Não há a menor possibilidade de a oposição fazer frente a esse tipo de desmando sem maciça participação popular. Esqueçam.

  14. MARIA SILVIA CARPIM disse:

    A presidente Dilma e o PT quer total autoritarismo, eles mandam fazem o que o bem quiserem, são corruptos e agora querem adequar a lei à favor da presidente. Isto é terrível! O Brasil precisa se unir, os brasileiros precisam entender quem é esta presidente Dilma e o PT. Precisamos de uma mudança radical. Não sei qual será a saída, mas tem que haver uma saída para que a o Brasil não fique numa situação ainda muito pior. Podem contar com a minha colaboração como cidadã brasileira.

    Maria Silvia Carpim

  15. Edson Brunhara disse:

    Olha, deve ser só a ponta do “iceberg”. Não se muda a LDO sem um GIGANTE motivo. Tem mais sujeira embaixo do tapete, não é possível que seja só para “escapar” da punição sobre a irresponsabilidade fiscal!

  16. marlene ruprest siva de souza disse:

    povo não vamos esperar ela assumir assim como tiramos o color vamos tirar a Dilma,impi tima
    já,vamos se reunir e tirar ela de lá,nos temos esta força é só nós querer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *