Oposição em comitiva


 Tucanos cobram reunião extraordinária da CPI Mista da Petrobras nesta quarta

Em reunião com o presidente da CPI Mista da Petrobras, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), na tarde desta terça-feira (14), o líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), o deputado Carlos 15534976651_f4117116b3_zSampaio (SP) e demais representantes da oposição cobraram que seja realizada amanhã reunião extraordinária do colegiado.

O objetivo é colocar em votação os requerimentos que convocam João Vaccari Neto, tesoureiro do PT, e Renato Duque, diretor de Serviços da Petrobras de 2003 a 2012, a depor na CPI mista. “Eles foram apontados pelo Paulo Roberto Costa como mentores e partícipes dessa quadrilha que está assaltando a Petrobras”, explicou Imbassahy, referindo-se ao depoimento prestado pelo ex-diretor de Abastecimento da companhia à Justiça Federal em 8 de outubro. “Evidentemente a CPI Mista tem que fazer a sua obrigação, que é convocar as pessoas denunciadas para o juiz Sérgio Moro”, acrescentou.

Play

Os parlamentares pediram ainda que o doleiro Alberto Youssef, preso na Operação Lava Jato, da Polícia Federal, seja convocado a depor na comissão em 22 de outubro. No mesmo dia, será tomado o depoimento de José Carlos Cosenza, que substituiu Paulo Roberto Costa na Diretoria de Abastecimento da estatal em 2012. “Ele (senador Vital do Rêgo) disse que tinha lógica, que era importante, mas que iria ouvir a base governista. Agora, é claro que a base governista foge desse assunto como o diabo foge da cruz”, afirmou o líder tucano.

Imbassahy contestou o argumento já propagado pelo senador peemedebista de que a comissão não terá o número suficiente de integrantes presentes amanhã para colocar as proposições em análise, já que muitos deles estão envolvidos no segundo turno das eleições. “Quórum haverá na medida em que os deputados responsáveis, seja da oposição ou da base governista, estejam presentes. Nós estaremos presentes”, disse. “Se os governistas não vierem, aí eles têm que pagar essa pena perante a população brasileira.”

Prorrogação – Questionado se a CPI ainda terá tempo para concluir as apurações, pois deve ser encerrada até o fim desta legislatura, o tucano afirmou que ela será prorrogada. “É inevitável que este assunto seja investigado. Até porque o Ministério Público Federal está trabalhando com muita competência, assim como a Polícia Federal e a Justiça Federal, por meio do juiz Sérgio Moro. A CPI também vai cumprir com suas obrigações”, disse.

O deputado afirmou não ter dúvidas sobre os desdobramentos das investigações, mesmo que elas se estendam por um período maior do que o previsto. “Como é um condomínio de ladrões que se instalou na Petrobras, evidentemente esse assunto tem uma vastidão e uma profundidade muito grande e pode demorar um pouco. Mas que vai ser investigado, vai”, garantiu.

Imbassahy admitiu que as investigações podem ser ampliadas e abranger outros órgãos federais, já que o ex-diretor da companhia indicou à Justiça que diversos segmentos do governo também estariam envolvidas no esquema criminoso. “Por exemplo, o setor elétrico, de mineração e de estradas. Costa sinalizou que o cartel era extenso. Mas a Petrobras parece ser o foco da corrupção.”

Apoio da oposição – O PSDB assinou moção apresentada por partidos de oposição em apoio à Polícia Federal, ao Ministério Público Federal e, principalmente, ao juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, responsável pelas ações penais ligadas à Operação Lava Jato.

O texto da moção sustenta que “a publicidade dos atos processuais garante à sociedade a possibilidade de acompanhamento e fiscalização da atuação do Poder Judiciário e do Ministério Público Federal”. Sérgio Moro vem sendo criticado pela direção nacional do PT por suposto vazamento de informações do processo de delação premiada de Costa

Diante de gravidade de novas denúncias, Imbassahy cobra reunião da CPMI da Petrobras from PSDB na Câmara on Vimeo.

(Reportagem: Luciana Bezerra/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio e vídeo: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
14 outubro, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *